Qualidade do ar em MT está insalubre e pode piorar, aponta levantamento

Fonte:

A qualidade do ar em alguns municípios de Mato Grosso está com índice considerado insalubre e pode piorar até o final da semana. De acordo com a plataforma AccuWeather, a região oeste do estado enfrenta ondas de má qualidade do ar em razão da baixa umidade, com índices chegando a níveis prejudiciais à saúde.

A plataforma classifica a qualidade do ar de zero até 250, sendo divididos em seis categorias – excelente (azul), razoável (verde), ruim (amarelo), insalubre (vermelho), muito insalubre (lilás) e perigoso (roxo). Mato Grosso possui grande parte de seu território classificado como insalubre, que mostra regiões em que o índice vai de 100 até 149. Entre os municípios mais afetados, estão Vila Bela da Santíssima Trindade (a 522 km de Cuiabá), Brasnorte (a 588 km da Capital) e Juína (a 734 km de Cuiabá).

Foto: AccuWeather

mapa mato grosso qualidade do ar

Há dias coberta por fumaça, Cuiabá deve sofrer mais com a qualidade do ar nos próximos dias. A Capital deve ficar com o ar insalubre nesta quinta (12) e sexta-feira (12), batendo o índice 113 e 112 na escala da plataforma.

A Capital ainda está sob alerta de grande perigo para onda de calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que incorpora a região sul e oeste do estado. Além disso, Mato Grosso também está sob alerta de perigo potencial de baixa umidade, com taxa abaixo de 12%, considerada perigosa segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A previsão para os municípios do interior é um pouco mais animadora. No caso de Brasnorte e Juína, a qualidade do ar deve melhorar, mas não deve chegar a qualidade boa, passando de insalubre para a categoria ruim. Após baterem mais de 120 na escala, os municípios devem ter índices entre 76 e 89 até esta sexta-feira (12).

Já em Vila Bela da Santíssima Trindade, o ar continua insalubre, apesar de quedas. O índice deve cair de 129 para 116 nos próximos dias.

Em tempos de estiagem, a Defesa Civil aconselha a ingestão frequente de líquidos, bem como o uso de hidratantes. Além disso, é importante evitar a prática de exercícios nos horários mais quentes.

Fonte: RD News