Um jovem, de 20 anos, foi preso em flagrante por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), na noite desta segunda-feira (02.09), por ser autor de um roubo a residência em Cuiabá em que um idoso foi mantido refém.
As diligências resultaram ainda na recuperação do veículo Volkswagem Gol, que foi subtraído no crime. O assaltante foi autuado em flagrante pelo crime de roubo majorado com restrição de liberdade da vítima.
O crime ocorreu na noite de domingo (01.09), quando o suspeito e um comparsa invadiram a residência do idoso no Centro Político Administrativo (CPA), na capital. Em posse de armas de fogo e mediante grave ameaça, a dupla subtraiu o veículo e o aparelho celular da vítima.
Durante a ação criminosa, a vítima foi mantida sob restrição de liberdade e impossibilitada de buscar ajuda até que os criminosos conseguissem fugir com o automóvel. Logo após a comunicação dos fatos, a equipe da DERFVA iniciou diligências para localizar os suspeitos e o veículo subtraído.
Durante as diligências, os policiais conseguiram localizar o veículo estacionado na lateral da praça no bairro São João Del Rey. Os policiais permaneceram em vigilância no local até o momento em que avistaram o suspeito se aproximando do carro. Foi realizada a sua abordagem quando ele tentava entrar no veículo.
O suspeito foi conduzido à delegacia, passou pelo reconhecimento pessoal e foi identificado pela vítima como um dos autores do crime.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, André Eduardo Ribeiro, o suspeito tem histórico criminal extenso com passagens por diversos crimes como roubo, sequestro, receptação, tráfico de drogas e furto. Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica.
“Recentemente, no dia 28 de agosto, o suspeito foi detido por receptação de um veículo roubado e, no momento da prisão desta segunda-feira (02), utilizava uma tornozeleira eletrônica, reforçando a atenção das autoridades para a sua periculosidade”, disse o delegado.
O delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, destacou que rápida resposta da equipe foi crucial para a recuperação do veículo e a prisão do suspeito.
“A reincidência do criminoso e a gravidade do delito justificam a representação pela sua prisão preventiva, visando garantir a ordem pública. A agilidade na resposta policial e a efetividade na recuperação de bens roubados são reflexos da dedicação das forças de segurança em garantir a tranquilidade da sociedade”, disse o delegado.
As investigações seguem em andamento para identificar e prender o segundo envolvido no crime. A população pode contribuir com as investigações e reportar qualquer atividade suspeita à Polícia Civil pública através do número 197.