Uma mulher de 53 anos precisou ser levada às pressas para o Hospital Regional de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) depois de ser atacada por um enxame de abelhas. Caso ocorreu num sítio às margens da MT-130 entre Rondonópolis e Primavera do Leste.
De acordo com informações do portal Agora MT, a mulher foi inicialmente socorrida pelo marido que a levou até o posto da concessionária Morro da Mesa, que administra trecho da MT-130. Equipe de resgate da companhia fez o transporte da vítima até o Hospital Regional.
A depender do número de picadas, as ferroadas das abelhas podem ser tóxicas para o ser humano. Para quem apresenta quadro alérgico, a situação pode ser ainda mais grave. No entanto, não há informações sobre o estado de saúde da mulher que sofreu as lesões.
Na última semana o Corpo de Bombeiros fez alerta para o risco de ataques de abelhas nessa época do ano. Em Mato Grosso, entre julho e agosto, ocorre o período de reprodução das abelhas. Conforme os bombeiros, os novos enxames podem ficar agressivos uma vez que se instalam definitivamente num local.
As principais orientações são evitar movimentos bruscos ao se deparar com enxames, gestos agitados podem ser interpretados como uma ameaça, desencadeando reações defensivas por parte desses insetos.
Ao trabalhar em áreas propensas a encontrar abelhas, como jardins ou áreas rurais, é recomendado usar roupas protetoras. Utilizar calças compridas, mangas longas, luvas e sapatos fechados, pode minimizar o risco de picadas. Essas medidas simples podem oferecer uma camada adicional de proteção.
Outra precaução importante é manter alimentos e bebidas cobertos quando se está em ambientes abertos. Os insetos são atraídos pelo cheiro e podem se tornar uma presença indesejada durante as refeições ao ar livre.
Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional. (HNT)