Primeiros a solicitarem os registros de candidatura entre os 5 candidatos à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT), registraram os seus planos e propostas de governo, incluindo a questão climática de Cuiabá, que é considerada uma das cidades mais quentes do país, de maneira inusitada e interessante.
Entre as propostas estão desde criar corredores de ruas e avenidas 100% arborizadas, até a construção de uma Praia Artificial em Cuiabá para uso público.
Botelho, por exemplo, quer usar o mote que ‘Cuiabá é a cidade mais quente do Brasil’ para atrair eventos e empreendimentos. ‘Desenvolver uma estratégia econômica para aproveitar do mote que Cuiabá é a cidade mais quente do Brasil com ruas e festivais temátios com sorveterias, sucos e choperias para atrair Parques Aquáticos para a cidade e a construção de uma Praia Artificial com orlas para entretenimento’, diz trecho de sua proposta registrada na justiça eleitoral.
Já Lúdio aponta em seu plano o objetivo de resgatar a o título de ‘Cidade Verde’ da capital mato-grossense, para retirar o atual nome de ‘Cuiabrasa’. Para isso, ele pretende plantar árvores que garantam a arborização das vias urbanas da cidade e implantação de áreas de preservação permanentes.
‘Resgatar a relevância do título de Cuiabá Cidade Verde a partir das bacias hidrográficas dos nossos 29 córregos urbanos, que devem ter as áreas de preservação permanente e renaturalizadas com arborização nativa e formando uma rede ecossistêmica integrada com a arborização das vias urbanas da cidade’, diz o documento.
As duas propostas são factíveis, já que foram implementadas em outras cidades brasileiras e do mundo. No caso das praias artificiais, que já são realidades há décadas em empreendimento privados, como condomínios, também já estão disponíveis para se tornarem públicas. A cidade de Maringá no Paraná, está em fase de conclusão de uma praia pública, projeto da administração local.
No caso dos corredores de ruas e avenidas 100% arborizadas, já ocorre na em Campo Grande, que em 2022 recebeu foi reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do mundo.
Fonte: Folhamax