A jovem mato-grossense Lissandra Campos, de Nossa Senhora do Livramento (37 km de Cuiabá) e bolsista do projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), chegou nesta quinta-feira (01.08) em Paris. O primeiro desafio da mato-grossense, a prova de classificação do salto em distância, está marcado para a próxima terça-feira (06.08), às 5h15 (horário de MT).
Com apenas 22 anos, a atleta é uma das promessas do salto em distância e tem se destacado no cenário nacional e internacional, conquistando diversos títulos e recordes pessoais.
Detentora do recorde sul-americano sub-23 do salto em distância (6,69m), Lissandra foi medalhista de ouro no último Sul-Americano Indoor de Atletismo, medalha de prata no Campeonato Ibero Americano de Atletismo, realizado em maio em Cuiabá, e campeã do GP Brasil de Atletismo – Etapa Cuiabá 2024.
“É emocionante ver uma atleta que saiu do interior do nosso Estado e dos Jogos Escolares alcançar o maior evento competitivo do mundo. Lissandra não apenas representa o projeto Olimpus MT em Paris, mas também nos enche de orgulho. O que ela já conquistou até aqui é incrível e, sua jornada é uma fonte de inspiração para outros atletas bolsistas”, afirmou o secretário da Secel, David Moura.
A atleta começou sua jornada esportiva em sua cidade natal, com brincadeiras de rua e recreação na praça, correndo aos 12 anos em provas kids e depois em etapas estaduais e nacionais dos Jogos Escolares.
Em 2014, chegou para treinar no Instituto Vicente Lenílson Atletismo (IVL) com sua treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, que foi atleta olímpica do salto triplo nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, e permanece com ela até hoje.
“Tudo que Lissandra precisou fazer para competir bem em Paris, ela fez. Ela está bem fisicamente e com certeza vai fazer uma ótima prova. É a sua primeira Olimpíada da vida e isso vai servir muito para que ela possa amadurecer no esporte. Esse será um grande momento de aprendizado e divisor de águas em sua carreira”, destacou Maria Aparecida.
Além de beneficiária do programa de bolsas da Secel, vale destacar que, assim como os demais atletas que representam Mato Grosso na competição, a esportista receberá o Prêmio Olímpico, iniciativa do Governo do Estado que também faz parte do projeto Olimpus, que vai premiar atletas, paratletas, atletas-guia e técnicos do Estado que participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. A premiação varia de R$ 30 mil a R$ 100 mil.