Primeira-dama de MT e Aripuanã unem forças contra violência de gênero na Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas

Fonte:

No evento da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas em Juína, nesta quarta-feira (17.07), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, testemunhou, juntamente com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, a assinatura do Termo de Adesão do município de Aripuanã ao programa SER Família Mulher, assinado pela prefeita Seluir Peixer.

“Essa assinatura revela o quanto a prefeita Seluir está preocupada e comprometida com a valorização e combate aos crimes contra mulheres e vulneráveis. Nós não podemos mais aceitar que essa sociedade seja sacrificada por crimes brutais contra pessoas inocentes por decorrência de gênero, ver famílias inteiras destruídas. Aripuanã ganha mais um reforço nesta luta que é de todos nós”, afirmou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Para a prefeita Seluir, o programa SER Família Mulher não vem apenas para defender a mulher, mas para afirmar que ela pode estar e conquistar qualquer espaço e situação, independente do gênero.

“Não é apenas sobre defesa, esse programa veio para dizer para a mulher que ela pode e que ela deve conquistar qualquer espaço que ela acredita que é possível. O Ser Família Mulher veio para empoderar nós mulheres mesmo em momentos de fragilidade. É inadmissível na atualidade sermos vistas como menores, e não somos, nós somos capazes como qualquer outro homem”, observou a prefeita.

“Quando falo que todos os programas, Virginia, que você faz e estende aos nossos municípios, eles vêm com olhar muito humano, isso é fantástico, eles vêm com olhar de valorização e por que não nós mulheres sermos de um modo geral respeitadas de forma igual com os homens que estão ao nosso lado, independente de funções e de classe social. Portanto, Virginia, muito obrigada por ser uma mulher que acredita que a mulher pode, pode tudo o que ela quer, desde que ela perceba o seu valor próximo”, ressaltou Seluir Peixer.

A Expedição SER Família Mulher-MT Por Elas está em sua 3ª edição. Em Juína, cerca de 200 profissionais estão sendo capacitados. A programação encerra nesta sexta-feira (19.07) e conta com cerca de 200 profissionais das áreas da Segurança Pública e da rede socioassistencial dos municípios que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (RISP): Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Castanheira, Juara, Juruena, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte.

O projeto de expedição, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, é uma iniciativa do governo do Estado do Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, com a finalidade de mobilizar os municípios do estado para implementar políticas públicas que beneficiem as mulheres. Um dos principais objetivos é enfrentar a violência de gênero, reduzir as desigualdades e promover a igualdade, garantindo direitos às mulheres e vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos.