Sorriso sobe duas posições e se torna a quarta cidade mais violenta do Brasil

Fonte:

O município de Sorriso (420 km de Cuiabá) é a quarta cidade mais violenta do país, de acordo com dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18). Levantamento faz referência às ocorrências registradas em 2023.

Em 2022, a cidade já havia figurado em 6º lugar no mesmo levantamento. Agora, a localidade ‘subiu’ duas posições com o crescimento de 10,3% na taxa de mortes violentas no último ano. No quarto lugar, Sorriso é o único município de Mato Grosso a integrar a lista.

As cidades de Santana, Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro, Maranguape, Macapá e Eunápolis completam o ranking de 2024.

Na classificação das cidades com maiores taxas de mortes violentas intencionais, a cidade mato-grossense registrou 77,7 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Cabe ressaltar que Sorriso já foi palco de diversas tragédias que ganharam repercussão nacional, como o assassinato e estupro de Cleci Calvi Cardoso e suas três filhas, praticado pelo ajudante de pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos que trabalhava perto da casa das vítimas.

Segundo o anuário, uma das explicações para as mortes violentas intencionais do país é a disputa de mercados e pontos de vendas de drogas entre as diversas facções criminosas existentes no Brasil.

A hipótese vai ao encontro com a realidade de Sorriso. Uma vez que a cidade é dominada por três grupos criminosos: o Comando Vermelho, Primeiro Comando Capital (PCC) e a Tropa do Castelar que se associou à facção paulista.  As três facções entram em conflito constantemente com o objetivo de obter maior domínio da cidade.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Sorriso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto. (HNT)