A Polícia Civil identificou o idoso flagrado por câmeras matando um gato a machadadas como Elias Alves de Andrade. Ele é professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e já foi vice-reitor da instituição de ensino entre 2004 e 2008. O caso foi registrado na segunda-feira (15), no Jardim Califórnia, em Cuiabá, e ganhou repercussão da imprensa dois dias depois. Após ser identificado pela Polícia como autor dos fatos, ele desativou as redes sociais.
Segundo informações da plataforma ‘Lattes’, Elias se graduou em Letras – Português – Francês e respectivas literaturas, licenciatura plena, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1973. Ele possui título de doutor obtido em 2007 pela Universidade de São Paulo. Além de ser sócio correspondente da Academia Brasileira de Filologia – ABRAFIL. O professor também atuou como líder do projeto de pesquisa ‘Para a História do Português Brasileiro-Mato Grosso-PHPB-MT’ da UFMT. Aposentado, Elias tem remuneração bruta de R$ 28 mil.
Um vídeo gravado por uma câmera de monitoramento de uma residência do bairro. Pelas imagens, é possível ver o homem perseguindo um gato branco, que se esconde embaixo de um carro estacionado.
Em seguida, ele bate o machado no chão e assusta o animal, que sai do esconderijo e corre. Depois, o felino retorna para a calçada, momento em que o idoso arremessa o machado e acerta o animal, que fica agonizando.
A Polícia Civil afirmou que recebeu as imagens e já identificou o suspeito. A delegada Liliane Murata, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) afirmou que já instaurou um inquérito e irá intimar o suspeito para ser interrogado. (HNT)
Veja vídeo do crime