O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou, nesta sexta-feira (28), que o Governo do Estado realize as obras de retaludamento do paredão do Portão do Inferno, na rodovia estadual MT-251, a Estrada de Chapada.
O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (União), nas redes sociais. No vídeo, compartilhado no Instagram, Mauro agradece ao empenho das autoridades que colaboraram nas negociações para concessão da autorização.
“Uma boa notícia surgiu sobre o Portão do Inferno: o Ibama acabou de liberar a licença ambiental”, disse Mauro. “Agora com a licença na mão, a obra começa nos próximos dias e vamos resolver definitivamente aquele problema no Portão do Inferno”, acrescentou.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já fez a licitação emergencial para execução da obra. A empresa contratada foi a Lotufo Engenharia, que apresentou a melhor proposta financeira, de R$ 29,5 milhões. O contrato já foi assinado, assim como a ordem de serviço, e as obras devem começar em até cinco dias após a emissão da licença.
O projeto de retaludamento foi escolhido após uma série de estudos, realizados pela Sinfra, e consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
A opção pelo retaludamento foi escolhida levando em conta uma série de fatores: garante mais segurança quanto ao risco de quedas de blocos e também em relação ao possível colapso do viaduto; tem custo financeiro menor; prazo de execução mais rápido; menos complexidade; e menos impacto socioeconômico ao município de Chapada dos Guimarães.
Fonte: Repórter MT