Uma motorista de ônibus da empresa Integração Transportes, responsável pela condução do veículo na linha 109, foi chamada de “preta” por uma passageira durante uma discussão na última quinta-feira (29), em um ponto de ônibus em frente ao Shopping Estação, em Cuiabá.
Vídeo da discussão indica que a briga teria sido motivada por uma queda de uma criança, provavelmente no momento de descer do veículo.
Tanto a mãe da criança quanto a motorista parecem exaltadas. Enquanto a motorista diz para a mãe da criança que ela deveria segurar a filha no colo, a outra mulher se aproxima e a agride com uma mochila.
Algumas pessoas se aproximam para separar a confusão e afastam a mãe e a criança. De longe, a mulher ainda chama a motorista de “preta”, com o intuito de ofendê-la. A ofensa racista pode ser vista nos segundos finais da gravação.
Em nota, a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) disse que a motorista foi chamada para prestar esclarecimentos e que “se necessário, as medidas cabíveis serão tomadas para resolver o caso”.
A nota segue dizendo que as câmeras internas do veículo serão analisadas para esclarecer o ocorrido. Pontua, ainda, que os profissionais da empresa passam por treinamentos periódicos “com foco na melhor convivência com os passageiros, inclusive em situação de estresse”.
Veja a íntegra da nota:
Em nota, a Integração Transportes lamenta profundamente o incidente ocorrido na linha 109 ( Estação Shopping – Estação Alencastro). Informamos que a motorista envolvida já foi chamada para prestar esclarecimentos e, se necessário, as medidas cabíveis serão tomadas para resolver o caso.
As câmeras de segurança do ônibus estão sendo analisadas e serão essenciais para esclarecer todos os detalhes do ocorrido.
Gostaríamos de reiterar que a Integração Transportes realiza cursos e treinamentos periódicos com nossos motoristas, focando na melhor convivência com os passageiros, inclusive em situações de estresse.
Para facilitar a comunicação com nossos clientes, a Integração Transportes disponibiliza um canal via WhatsApp para reclamações e sugestões, o telefone é 65 – 9 84639-340.
Veja o vídeo: