Justiça condena ex-militar que atuava como ‘disciplina’ do Comando Vermelho

Fonte:

Em decisão publicada no Diário de Justiça desta segunda-feira (13), o juiz João Filho de Almeida Portela, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá condenou o ex-militar José Elggy Alves Silva e Lorenilson Aparecido Rodrigues pelos crimes de organização criminosa e associação para o tráfico. Os dois foram apontados como integrantes da facção criminosa Comando Vermelho.

José Elggy foi preso no ano de 2018 acusado de ter participado de pelo menos 5 homicídios em Campo Novo do Parecis (396 km a noroeste de Cuiabá). À polícia ele acabou confessando os crimes, mas não admitiu que fazia parta do Comando Vermelho. As apurações, no entanto, indicaram que ele teria atuado como “disciplina”, ou seja, a pessoa que aplica punições a mando da facção.

No decorrer das investigações outros suspeitos foram identificados. Eles foram alvos da Operação Tentáculos, deflagrada em diversas cidades de Mato Grosso com o objetivo de combater as ações da organização criminosa e o tráfico e drogas. Lorenilson foi o último a ser solto, em agosto de 2023, após a juíza entender que não havia mais justificativa para a prisão.

Na decisão proferida na sexta-feira (10), mas publicada no Diário de hoje (13), o juiz julgou parcialmente procedente a denúncia e condenou apenas José Elggy Alves Silva e Lorenilzon Aparecido Rodrigues, sendo absolvidos Klisman Silva Pereira, Marcelo Souza, Welder Lucas Silva e Maria Erika Melo da Silva.

Fonte: Gazeta Digital