O casal de viajantes uruguaios Muriel Lyonnet, de 34 anos, e Agustín Gardil, de 28, deixaram para trás uma rotina exaustiva e seguiram o ímpeto de sair pelo mundo conhecendo novas culturas.
Morando em um Palio Weekend e vivendo da música por onde passam, o casal agora está em Cuiabá e se disse impressionado com a beleza natural do Estado.
“Conhecemos muitas paisagens, mas Mato Grosso é surpreendente. No Brasil, por onde passamos, é onde tem mais mata verde. E as cachoeiras daqui não encontramos em nenhum outro lugar”, disse Agustín.
“A natureza é bem particular e a cultura também. A cultura de campo e do agro é parecida com a do Uruguai, assim como os estilos musicais, o rasqueado e o lambadão, por exemplo”, completou.
Para Muriel, as semelhanças e a hospitalidade do povo daqui os fazem sentir como se estivessem em casa.
“As pessoas são hospitaleiras e o brasileiro muito curioso. Quando veem que somos viajantes, sempre param para conversar, oferecem dicas, perguntam se precisamos de algo”, afirmou Muriel.
Os dois estão juntos há três anos e, há mais de um, saíram do Uruguai com a ideia de tirar férias na casa de um irmão de Muriel, que vive em Cuiabá.
Os planos seguiram novos rumos quando o casal alugou um carro para conhecer Búzios, no Rio de Janeiro. Muriel já havia morado na cidade, mas essa seria a primeira vez que pisava lá ao lado do companheiro.
Fazendo as contas e já com a intenção de continuar viajando, eles compraram o carro que tinham alugado e estão percorrendo o Brasil desde então.
“Não sei dizer quantas, mas passamos por muitas cidades e povoados. Começamos pelo litoral do Rio de Janeiro até o Maranhão. Depois, atravessamos pelo meio do Brasil, Tocantins, Goiás e voltamos ao Mato Grosso”, disse Agustín.
A guinada
Muriel contou, ainda, que trabalhava como assistente social em uma Cooperativa e que apesar de amar o que fazia, a rotina era extenuante.
“Eu ficava presa ao trabalho todos os dias por oito horas. Saía bem cedo pela manhã e voltava para casa muito tarde. Só me restavam algumas poucas horas para viver”, disse.
Aproveitando o fim do contrato de trabalho, ela e Agustín, recém formado em composição musical e com sede por conhecer novas culturas, deram início a empreitada.
“Estamos contentes de viver esta experiência, de saber que é possível viajar e morar na estrada, que é possível viver da música. Minha percepção de mundo mudou muito e não tem volta atrás”, disse Agustín.
“O tempo passa muito diferente, antes passava muito rápido e agora muito lento. Tenho tempo para fazer muita coisa, me conectar com a minha essência, comigo mesma”, afirmou Muriel.
Eles enfrentaram o medo das incertezas de viver viajando mundo afora e hoje se consideram nômades.
“Conheci muitas pessoas que disseram ter vontade de viajar, mas ter medo. Eu diria que se é algo que querem realmente, que faça o quanto antes. É somente a barreira do medo falando”, disse Agustín.
“Hoje, nosso carro é nosso meio de movimento e a nossa casa é a natureza, embaixo de qualquer árvore onde a gente possa estacionar”, acrescentou.
Linguagem universal
Com Agustín no violão, Muriel no saxofone e um repertório predominante de MPB e clássicos em inglês e espanhol, o casal encanta moradores e turistas das cidades por onde passa.
“Tínhamos algumas economias e faz oito meses que trabalhamos só com a música. Quando chegamos em um novo lugar, tocamos em praças e pontos turísticos, mas também em bares e restaurantes”, disse Agustín.
“O saxofone é um instrumento muito presente nas igrejas e em coros e chama atenção quando estamos na rua. A galera para e escuta e gosta muito. Dança, bate palma, pedem músicas”, contou Muriel.
“Achamos que a música é algo universal e poderoso, que conecta as pessoas e é a melhor ferramenta para viver viajando”, afirmou.
O casal agora quer juntar dinheiro para continuar na estrada até chegar, novamente, ao Uruguai. “Nossa volta será para ficarmos um pouco mais tranquilos e ver o que faremos depois”, disse Muriel.
O casal tem tocado em Cuiabá e também em Chapada dos Guimarães e está em busca de estabelecimentos para se apresentar.
Quem tiver interesse em contratar a dupla basta entrar em contato pelo telefone (35) 999353703. Para conhecer mais sobre o trabalho deles acesse AQUI.
Veja vídeo: