Em entrevista ao Conexão Poder, a secretária de Assistência Social do Estado, coronel Grasielle Bugalho, faz um alerta à população cuiabana para que não dê esmola aos venezuelanos que ficam em esquinas e semáforos da Capital explorando crianças. Ela explica que ao dar dinheiro, quem quer ajudar acaba mantendo essa prática, portanto o correto é denunciar.
“A gente alerta a população que não entregue dinheiro, porque isso estimula e a gente não quer ver as crianças nessa situação. Hoje no Brasil não importa se é migrante ou não, a criança tem que estar na escola”, destaca.
Ela ressalta que essas famílias venezuelanas recebem cestas básicas e auxílio financeiro tanto do Governo do Estado quando da Prefeitura de Cuiabá e que é de responsabilidade do Município e do Conselho Tutelar não permitir que essas crianças sejam exploradas nas ruas pedindo esmola, portando a secretária pede que a população denuncie assim que presenciar o fato, pois é crime.
“Verificou que tem uma criança no semáforo pedindo, já informe o Conselho Tutelar, informe a polícia para que seja retirada essa criança de lá, porque utilizar a criança para isso é crime, assim como trabalho infantil é análogo à escravidão”, asseverou.
Veja o vídeo: