81% reprovam Bolsonaro ficar inelegível: ‘Ele não cometeu crime’

Fonte:

A maioria dos leitores do RepórterMT que respondeu à enquete do site, não concorda com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O resultado aponta que 81% dos internautas discorda que Bolsonaro tenha que ficar inelegível apor oito anos, pois considera que ele “não cometeu crime algum”.

A grande maioria dos que votaram não concorda e acha que o ex-presidente não cometeu crime algum. Cerca de 500 pessoas foram ouvidas de forma virtual. A enquete não tem nenhum padrão científico e as pessoas votaram de forma espontânea.

19% responderam que  concordam com a condenação, argumentando Bolsonaro é um genocida. Os números refletem, em parte, o que foram as eleições do ano passado. Em MT, Bolsonaro teve quase 70% dos votos válidos.

O julgamento que tornou o ex-presidente inelegível terminou nesta sexta-feira (30). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria e condenou Bolsonaro, que fica de fora das eleições até 2030.

A maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar sem provas o sistema eleitoral.

Após a decisão, Bolsonaro se pronunciou e considerou a condenação “uma facada nas costas”. “Tentaram me matar aqui em Juiz de Fora há pouco tempo. Levei uma facada na barriga, e hoje levei uma facada nas costas com a inelegibilidade por abuso de poder político. Não tenho adjetivos a responder”, afirmou.

O ex-presidente ainda poderá recorrer da decisão ao próprio TSE e também ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda assim, a decisão da Justiça Eleitoral já está valendo.

Caso os recursos sejam negados e a decisão do TSE seja mantida, Bolsonaro só poderá participar de outra eleição em 2030.

Fonte: Repórter MT