A região do CPA, em Cuiabá, apresenta o maior número de pessoas que testaram positivo para o novo corona vírus (Covid-19). A informação é do professor do departamento de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Emerson dos Santos e foi veiculada numa reportagem da TV Centro América na última quarta-feira (22).
Na distribuição geográfica dos casos, tendo em vista que em 13 de abril havia 31 bairros atingidos e em 18 de abril o número elevou para 49, com maior número de casos nos bairros Morada da Serra (6), Jardim Imperial (5), Bosque da Saúde (4), Duque de Caxias (4), Jardim Itália (4) e Parque Atalaia (4). Existem vários estudos mostrando que o distanciamento social, feito em conjunto com o isolamento de casos, e a investigação de contatos, são as únicas ferramentas efetivas disponíveis para o controle da pandemia até o presente momento. Daí a necessidade de se fortalecer essas medidas como estratégia para o controle da COVID-19.
De acordo com o professor, a região conhecida como Morada da Serra, na Capital – e que além do CPA 1, 2, 3 e 4 também engloba outros bairros -, é bastante populosa e avalia que o vírus tem se espalhado relativamente rápido em Cuiabá.
O último mapa, atualizado até o dia 18 de abril, mostra que bairros de todas as regiões de Cuiabá – Pedra 90, Osmar Cabral, Jardim Imperial, Boa Esperança, Jardim das Américas, Primeiro de Março, Lixeira, Duque de Caxias, Santa Rosa e outros -, possuem habitantes que contraíram o Covid-19.
Num momento em que as autoridades brasileiras começam a “afrouxar” a determinação de isolamento social, o país registra um recorde de mortes pelo novo corona vírus. Segundo informações do Ministério da Saúde, 407 pessoas morreram no país em razão do Covid-19 nas últimas 24 horas.
Ao todo, 3.313 pessoas já morreram no Brasil em decorrência de complicações do novo corona vírus no organismo. Oficialmente, o país conta com 49.492 casos de contaminação.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou nesta quinta-feira (23) que Mato Grosso conta com 221 casos de Covid-19 e que 8 pessoas não resistiram e morreram.
Fonte: Folhamax