Voluntários do Projeto Lunaar, em conjunto com policiais de Delegacia de Meio Ambiente (Dema), resgataram 33 cachorros que estavam trancados em uma casa, no Centro de Cuiabá. Entre adultos e filhotes, os animais viviam em situação deplorável.
De acordo com uma das diretoras do projeto, Izabela Almeida, 18 filhotes e 15 adultos foram resgatados. A casa ondes estavam não tinha moradores, pois os donos foram embora e os animais ficaram.
“Segundo o dono, ele pagava pra serem alimentados, mas a situação era aquela dos vídeos”, disse Izabela. Nas imagens, a casa está completamente suja e abandonada, com fezes espalhadas por todo o lado.
Por conta da falta de cuidado, a maioria dos cachorros está doente. Todos passarão por exames, vacinas e outros cuidados. Com as primeiras compras de vacinas e medicações de urgência, a associação somou mais de R$ 7 mil em despesas.
Os animais precisam de vermífugos, testes de leishmaniose, patês e rações especiais para os filhotes. Além disso, passarão por hemograma.
A diretora reforça ainda que, por conta da situação em que estavam submetidos, os animais ainda não estão prontos para serem adotados de imediato. Fora os testes e tratamentos que precisam passar, eles necessitam ser socializados, pois ainda têm muito medo.
Os filhos, por exemplo, ficam acuados nos cantos. “Eles têm muito medo. Os adultos eles são agressivos, por medo, porque é a reação normal deles, a sobrevivência deles é atacar. Estão muito agressivos, não porque são animais bravos, mas é porque a reação deles”, relata.
Os responsáveis pelo imóvel serão investigados pela Dema.
Por ora, o projeto pede ajuda para custear o tratamento dos 33 cachorros. Quem puder ajudar, pode doar nas seguintes contas:
Associação LUNAAR ou LUAPA
CNPJ: 39.469.916/0001-20
Banco do Brasil
Ag: 2128-8
Cc: 37128-9
Banco PagBanco
Ag: 0001
Cc: 16845749-7
Chave PIX pelo CNPJ 39.469.916/0001-20 ou e-mail associacaolunaar@gmail.com
As informações são do Site Gazeta Digital