15 veículos abandonados em Cuiabá são removidos pela Semob em um mês

Fonte:
15 veículos abandonados em Cuiabá são removidos pela Semob em um mês. Foto: TVCA

Cerca de 15 veículos abandonados já foram retirados das ruas de Cuiabá através de uma operação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A ação, que já ocorre há cerca de um mês, retirou das ruas da cidade veículos que estavam deteriorados, acumulando lixo e oferecendo risco à saúde e à segurança da população.

Segundo a secretária Coronel Francyanne Lacerda, abandono fica evidente quando o automóvel apresenta sinais claros de deterioração.

“São veículos em decomposição, enferrujados, com lixo ao redor ou dentro, muitas vezes sem vidro e totalmente degradados. Também entram nessa classificação carros sinistrados que permanecem por longo período na rua”, explicou.

A secretária esclareceu que a Semob segue o artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro, que regula as remoções nesses casos, já que a presença desses veículos, além de impactar a mobilidade e a paisagem urbana, cria ambientes propícios à proliferação de mosquitos e outros vetores.

“Sempre conversamos antes com o proprietário. Ele é notificado e recebe um prazo razoável para retirar o veículo. Mas, em grande parte dos casos, as pessoas não retiram, porque já não têm mais condições ou interesse em recuperar aquele carro”, afirmou.

Em uma das ações, o proprietário chegou a tentar impedir a remoção, mesmo com o carro há anos sem utilização. A secretária destacou que a demanda vem crescendo, alimentada por denúncias enviadas à ouvidoria da Semob. O veículo removido no bairro Coophamil nesta manhã (5) estava abandonado há mais de cinco anos, segundo relato da própria comunidade.

“Temos diversas denúncias. Esse carro de hoje, por exemplo, estava ali há muito tempo. A quantidade de lixo e mosquito embaixo dele mostra o transtorno que isso causa”, disse.

Após a remoção, os carros são encaminhados ao pátio da Semob. O resgate é possível, desde que o proprietário compareça ao local e comprove a titularidade do veículo. “Ele pode recuperar, sim. Basta ir ao pátio, comprovar que é o dono e seguir os procedimentos”, afirmou a secretária. (Primeira Página)